terça-feira, 6 de novembro de 2018

COMEMORAÇÕES DA FUNDAÇÃO DE CÁCERES, EM 06 DE OUTUBRO DE 1949.

Por: Silva Paula. Sandro Miguel da.

Na década de 1940, o futebol em Cáceres começa a alcançar visibilidade no cenário estadual, o Jornal “A RAZÃO” em suas páginas de 15 de Outubro de 1949, destacou as comemorações do 171º ano de fundação de Cáceres, que destaco em tiras do periódico o registro:

Jornal A Razão de 15 de outubro de 1949.
Fonte: Arquivo Público Municipal de Cáceres


“6 DE OUTUBRO – Ainda não assistimos a uma comemoração da data da fundação de Cáceres, tão festiva e alegre como a deste ano. (...) Para essas festividades foram previamente convidados o Sr. Dr. Arnaldo de Figueiredo, Governador do Estado, o Sr. Dr. Mário Corrêa, Presidente do Tribunal, senhores deputados e amigos da cidade.

O Tricampeão de Cuiabá, o Mixto, convidado pela Liga Esportiva Cacerense, aqui esteve abrilhantando, com o seu jogo de classe e estilo as nossas festas”.

 E segue ainda a narrativa:

 “(...) O DESFILE – Passada em revista a tropa por S. Excia. o Sr. Dr. Governador, que se achava acompanhado do Sr Major Henrique Oest, ilustre comandante do 2º B. F., vieram ambos para o palanque ali aramado, onde já se encontravam a sua comitiva, autoridades e convidados. (...) Inicia-se, agora, o grande desfile que foi aberto pelo garboso Ginásio 11 de Março, seguindo-se os outros colégios, com numerosos alunos, quase um milhar, rigorosamente uniformizados. Passam depois os atletas do Mixto, Mato Grosso, Cacerense e Humaitá, arrancando palmas da numerosa assistência. Aparece garboso, impecável o 2º B.F. (...). A tropa militar desfilou, toda ela, sob calorosos aplausos do povo que não se furta ao prazer de demonstrar o carinho para com seu querido Batalhão”. (...).

Tiras ainda do Jornal A Razão:

PELOS ESPORTES – Dentre as festividades programadas para a comemoração da data magna de Cáceres, constavam várias provas esportivas como sejam futebol, voleibol e basquetebol. Para tomar parte nesses prélios, foi, pela Liga Esportiva cacerense, a mentora dos esportes em nossa terra, convidado o pujante Mixto Esporte Clube, tri-campeão de futebol de Cuiabá e expressão máxima dos esportes em Mato Grosso, para medir forças com selecionados locais de futebol, voleibol e basquetebol, emprestando, assim maior brilhantismo aquelas festividades”.
Fonte imagem: http://www.mixtoec.com.br


FUTEBOL – Num ambiente de grande expectativa e nervosismo por parte da maior assistência vista em nosso campo de esportes, deram entrada no gramado, os esquadrões do Mixto, integrado dos seus grandes astros, e, debaixo de estrepidar de rojões, o selecionado cacerense, que trazia no peito a vontade indômita de fazer bonito papel, diante de seu valente e destemido adversário.
Os quadros alinharam-se da seguinte forma: MIXTO: Dito, Nascimento, Uir, Clarindo, Alan e Gerbe. Bagaço, Cajabi, Iris, Uirton e Batico
SELECIONADO CACERENSE: Edgard, Rafagneli, Totó, Ditinho, Velásquez, Budu, Militão, Levente, Murilo, Caio e Valdemar.
O Kik Off foi dado pelo Exmo. Sr Governador do Estado de Mato Grosso presente no prélio.

Nesta tira podemos sentir a narração do jogo através das palavras, muito bem elaboradas para descrever o evento em si:

“De início vão os cuiabanos rapidamente ao ataque. Feito o rechace pela defesa do selecionado, vai este imediatamente a frente e o famoso goleiro Dito, é, chamado a intervir por várias vezes, aparando tiros de Murilo e seus comandados. Série grande de corners é concedida pela defesa Mixtense, numa eloquente prova do valor dos atacantes do selecionado, incansáveis na ação do bombardeio ao arco Cuiabano. Maus pedaço de tempo passou o Mixto, e não fosse a má sorte dos nossos arremates finais, e o escore seria irremediavelmente outro. Rearticulando-se o Mixto e vai a frente, dos pés de Cajabi, desmarcado no momento, parte um passe para Bagaço. O rápido garoto atira e Edgard defende, mas, Uirton cabeceando espetacularmente consegue vencê-lo, assinalando o 1. tento do Mixto. Nova saída do selecionado que vai a frente, ávido de desforra. Após inúmeros ataques do selecionado, sem resultado prático, uma bola é esticada a Valdemar. Este cruza-a na área e Militão desfere violento pelotaço que é defendido de munhecaço por Dito, mas Murilo impetuoso como nunca, num salto felino, e em formidável cabeçada, faz estremecer as redes Cuiabanas, empatando o prélio, debaixo de ensurdecedor pipocar de morteiros. (...)  

MIXTO venceu pelo placar de 2 a 1, com gols de Uirton e Cajabi e pelo selecionado Cacerense marcou Murilo. O Mixto havia conquistado os títulos do campeonato cuiabano de futebol de 1947, 48 e 49.


Abaixo registros da cerimônia:
Ginásio 11 de Março no desfile de 6 de Outubro 1949. (Fonte da imagem arquivo do autor)

Desfile do 2º B Fron no dia 6 de Outubro de 1949. 
(Fonte da imagem: arquivo do autor)

Revista da tropa do 2º B Fron no dia 6 de Outubro de 1949. (Fonte da imagem arquivo do autor)




Fontes consultadas:

- Campeonato cuiabano de 1949, consulta ao site:
Historico da federação Mato Grossense de Futebol
https://www.campeoesdofutebol.com.br/mato_grosso_historia.html 
- Efemérides Cacerenses Volumes 1 e 2 - 1992, Natalino Ferreira Mendes.
- História de Cáceres: História da Administração Municipal, 1971, Natalino Ferreira Mendes. 
Arquivo Público Municipal de Cáceres
Museu Histórico de Cáceres

Nenhum comentário:

Porto do Marimbondo- Cáceres-MT, de 05 de maio de 1944.  FLAGRANTE DA MEMÓRIA:  Militares do 2º B Fron, familiares e população cacerense nas...