sexta-feira, 18 de junho de 2021

POSSE COMO SÓCIO EFETIVO DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE CÁCERES - 17 DE JUNHO DE 2021.

 


Discurso de posse no Instituto Histórico e Geográfico de Cáceres-MT

Sandro Miguel da Silva Paula

         Digníssimo confrade Professor Doutor Aguinaldo Rodrigues da Silva Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Cáceres, Confrade Adilson Reis, Respeitáveis Confrades e Confreiras, Autoridades, Amigos e Familiares.

         Peço vênia aos presentes nesta cerimônia para iniciar minha alocução, agradecendo aos amigos, confrades e confreiras que me sufragaram, no dia 30 de maio deste ano e por unanimidade de votos me elegeram sócio efetivo desta nobre ¨Casa do Saber,¨

         Inicialmente rogo gratidão a Deus pela oportunidade de estar presente e sendo instrumento de energias positivas, harmonia e paz.

         A minha querida esposa Sueli Carioca todo meu respeito e amor. Meu filho e escudeiro Diego Miguel Carioca e sua esposa Josiane Carioca, por estarem sempre pertos.

         A meus pais Cicera e Delmiro pelo refinamento moral e intelectual que me concederam, a meus avós Dona Bilú, Francisco Mendes e Benedito Tomé, e meus tios com os quais aprendi a ciência da humildade, sem ser servil.

         Ao confrade Adilson Reis, nosso padrinho nesta cerimonia, quero expressar minha gratidão por tê-lo como amigo.

         Faço uso das palavras do escritor Gomes Soarez: (...). Um guerreiro, que de batalha em batalha se defronta com a morte, não tenciona fortuna. Quem faz do conhecimento uma paixão e uma causa para toda a vida não mira o pagamento. O alvo, em todos estes casos, é a glória, reconhecimento e recompensa superior a todos e quaisquer bens materiais.

         No meu caso específico, acrescento a inaudita oportuni­dade de aprender, obtida pela generosidade dos ilustres confrades e confreiras do Instituto Histórico e Geográfico de Cáceres.

         Como também daqueles que me inspiram até os dias de hoje meu mestre e amigo Natalino Ferreira Mendes, Meu mestre e amigo Hênio Maldonado, a professora Maria do Socorro que compartilhou sua paixão pela pesquisa e foi a luz na minha formação como pesquisador e escritor.

         Agradeço ao tempo por oportunizar a experiência de estar e frequentar o mesmo ambiente de cultura, onde, mulheres e homens ilustres têm engrandecido e perenizado a cultura da terra que viu nascer Emília Darci de Souza Cuyabano, Natalino Ferreira Mendes, Frederico Rondon, Gabriel Pinto de Arruda. Sea Manuca, Sea Jovita Pires de Souza, Luiz Geraldo da Silva, Lucindo Nepomuceno Cebalho, João Inácio do Nascimento, Dona Góia, Jó, Beja,  Xá rufa.

         Tenciono contribuir para divulgar o Instituto aos jovens cacerenses, para que eles conheçam a história de nossa terra por meio do seu rico acervo, convivam com os seus ilustres sócios, das mais privilegiadas mentes de nosso estado.

         É preciso que as novas gerações se acostumem a ver o Instituto Histórico e Geográfico de Cáceres como uma fonte para as suas pesquisas, participem das palestras e atividades que hão de surgir, enriqueçam as suas vidas por intermédio desta instituição.

         Que na poesia de Airton Reis é: Ilha cultural, nascente do saber, solar do verbo ser. Tempo presente, passado capitulado, instante atual. O futuro em eco institucional. (...) estrofes do viver IHGC. Realizar. Integrar. Representar. Participar. Irmanar, ler escrever.

         Ao agradecer a honrosa presença de cada um invoco o pensamento da Confreira Professora Doutora Olga Maria, “somos o embrião que aguarda o momento de nascer para vislumbrar o mundo novo com seus próprios olhos” pois nascemos a cada dia.

         E os deixo na companhia de uma prosa da personagem real Aninha Bananinha reverenciada na peça teatral Fantasmas de Vila Maria do Confrade Aguinaldo Silva:

Sou lenda, memória viva

Cultura erguida do povo

Partituras narrativas

De um rincão de um mundo novo!

Meu falar é genuíno

Cadjú, pêtxe, xá comigo

Meu povo, canta teu hino!

Tens patrimônio benigno!

          O discurso é curto, mas o agradecimento é sincero. Encerro minhas palavras, com uma mensagem enviada pelo meu padrinho Adilson Reis “pior do que você querer fazer e não poder, é você poder fazer e não querer”.

Muito obrigado. ADSUM

Nenhum comentário: