Página dedicada as histórias de uma região. Cáceres-MT-Fronteira Oeste- Pantanal - Brasil.
segunda-feira, 12 de dezembro de 2022
domingo, 11 de dezembro de 2022
sexta-feira, 21 de outubro de 2022
NARRAR PARA ENCANTAR. PERCORRENDO O CIRCUITO ESCOLAR DE CÁCERES COM A PALESTRA FOTOGRAFIA: PATRIMÔNIO E MEMÓRIA DE CÁCERES.
Os dias 19 e 20 de outubro, voltei a percorrer o circuito escolar de Cáceres levando um pouco das histórias que permeiam o imaginário popular do cacerense, bem como resgatando personagens esquecidos do cotidiano de outrora.
Fui acolhido de forma maravilhosa na Escola Civico Militar Mário Mota pelas Professoras Elaine Cardoso e Gislaine Fernandes, no SESC Cáceres e no Remanso Fraterno João Gabriel onde funciona ativamente outra extensão do SESC pelas Professoras Marciléia, Munique e Hilton.
sexta-feira, 7 de outubro de 2022
PALESTRA NAS REDE PÚBLICA E PARTICULAR DE ENSINO, NAS COMEMORAÇÕES DOS 244 ANOS DE FUNDAÇÃO DA CIDADE DE CÁCERES-MT
A proposta era de "contar e recontar" o passado da cidade através de personagens invisíveis e de eventos poucos citados no contexto histórico.
Levamos as histórias das Lavadeiras do Rio Paraguai, do Aguadeiro, do Poaieiro, dos vendedores de bolo ou "boleiros", do futebol e suas ocupações na geografia da cidade, da musicalidade e do imaginário popular e de suas construções folclóricas.
A jornada de palestras teve inicio no dia 03 de outubro e encerramos no dia 05 de outubro e fomos até as Escolas: E.E. Gabriel Pinto de Arruda; E.E. Onze de Março; E.E. Tiradentes "Natalino Ferreira Mendes"; E. Municipal Novo Oriente; Colégio Salesiano.
Atendemos 500 alunos da rede pública de ensino da cidade levando um pouco da história de fundação da nossa querida cidade de Cáceres que completou 244 anos de sua fundação.
Escola Estadual Onze de Março
terça-feira, 20 de setembro de 2022
FUI ENTREVISTADO POR JOVENS PESQUISADORES DA ESCOLA ESTADUAL ONZE DE MARÇO.
sábado, 20 de agosto de 2022
REUNIÃO DO IHGC NA 2ª COMPANHIA DE BOMBEIROS MILITAR - CÁCERES
segunda-feira, 20 de junho de 2022
segunda-feira, 28 de março de 2022
A SOMBRA DA XIMBUVA. MEMÓRIAS DA CÁCERES DE MINHA INFÂNCIA
Atores sociais invisíveis que transitavam pelas
ruas silenciosas da memória, demarcando territórios no imaginário popular.
Contos, recontos e encontros sobre a Cáceres de
antigamente, para ler em família, junto dos amigos sob a sombra da Ximbuva nas
barrancas do Rio Paraguai.
Porto do Marimbondo- Cáceres-MT, de 05 de maio de 1944. FLAGRANTE DA MEMÓRIA: Militares do 2º B Fron, familiares e população cacerense nas...
-
Por: Silva Paula, Sandro Miguel. Entre os anos de 1909 e 1911, foi construída sobre o córrego do Sangradouro uma ponte de pedra, que li...
-
Por: Silva Paula, Sandro Miguel. Nos primeiros anos da década de 1970, em meio a onda de acontecimentos de obras em Cáceres, é feita a ...
-
Talão de cheques do BEMAT do ano de 1976,pertencente a Sociedade Esportiva Cacerense - SEC - A Fera do Pantanal do Sargento Edison de Olive...