segunda-feira, 4 de maio de 2020

CLUBE ATLÉTICO RIACHUELO.

CLUBE ATLÉTICO RIACHUELO, NASCEU NAS MARGENS DO SANGRADOURO AOS PÉS DA PONTE BRANCA.

Por: Silva Paula. Sandro Miguel da.

Os irmãos Delmiro e Valdomiro fundadores do Clube Atlético Riachuelo na década de 1960.

O Clube Atlético Riachuelo foi criado em 1963, sendo seus fundadores  os irmãos Delmiro Cebalho de Paula e Valdomiro Santana de Paula, Osvaldo Coluna (Sêo Bagre),  Ney Faria (macaco) e outros desportistas.
Sua primeira Diretoria foi constituída pelos seguintes desportistas:
- Presidente de Honra Frei Beltrano (Instituto Santa Maria)
- Presidente Francisco Leal
- 1° Secretario Aguido Faria
- 2° Secretario Ulisses Pereira Masaguti
- Tesoureiro Arildo (Riquinho)

COMO SURGIU O NOME DO TIME.

O nome faz referência a rua Riachuelo, uma das mais antigas de Cáceres-MT, onde os fundadores moravam, que tinham como vizinhos o norte-americano Alexsander Daveron, a casa do Coronel, local onde o comandante do 2º B Fron morava, frente a boca do sangradouro, no bairro da Cavalhada,  
O primeiro uniforme foi adquirido pela equipe no A.R. (armazém reembolsável) do 2° Batalhão de Fronteira do Exército Brasileiro para a abertura de um torneio de futebol na USA (União Social de Assistência).
Incentivados pelo Frei Beltrano, do Colégio Instituto Santa Maria, Hoje Salesiano, nosso "colégio dos Freis", que após ver os jovens jogarem futebol no campinho no fundo do colégio, doou um outro conjunto de uniforme composto de camisa azul, shorts brancos e meias azul e branco e uma bola de couro.

COMO ERA O EMBLEMA DO TIME.

O emblema da equipe compunha-se de um triangulo com as letras iniciais do nome equipe C.A.R. criado pelos irmão Valdomiro e Delmiro, que gerava alfinetadas pelo colunista esportivo Professor Lindote em suas "Brasinhas Esportivas" no Jornal Sentinela e Jornal Correio Cacerense que referenciava como Cana/Aguardente e Ressaca.
A equipe resistiu na atividade até meados da década de 1970, quando cessou suas atividades.

REGISTROS FOTOGRÁFICOS E EVOLUÇÃO DO 

CLUBE ATLÉTICO RIACHUELO


Em pé esq/dir: Mané, Ulisses, Rico, Chico, Valdomiro e Hugo. Agachados na mesma ordem: Ernesto, Makoto, Emilio, Sinomar e Delmiro. Campinho de futebol na Praça da Cavalhada  - 1965
Em pé esq/dir: Delmiro, Lincolu, Heraldo, Antônio, Neto, Ari Montechi, Tio, Pinho e Jurandir. Agachados na mesma ordem: Valdomiro, Riça, Henrique Labege, Sassorana e Conene (Difiaco) - Campinho de futebol do Colégio dos Freis - 1962



Em pé (esq): Sushy,Ulisses,_______,Laudi,Delmiro e Neca. Agachados na mesma ordem: Luiz Garcia, Luxu, Valdomiro, Pedro Rondon e Sassorana. 
campinho de futebol da Cavalhada 1960.


Em pé (esq/dir): Dito Caxiri,João Pinheiro,Valdomiro, Makoto, Henrique e Mané 
Agachados na mesma ordem: Delmiro, José (Nói), Pife, Adilson Reis e  Labage.
(Estádio Alfredo Dulce - 1968 - Cáceres-MT)

Fonte consultada:
- A cidade e a bola, Uma historia social do futebol em Cáceres-MT. Sandro Miguel da Silva Paula - 2008.
Fonte oral:
Valdomiro Santana de Paula
Delmiro Cebalho de Paula (in memorian)
Acervo fotográfico:
do Autor
Valdomiro Santana de Paula
Delmiro Cebalho de Paula

sábado, 2 de maio de 2020

O COMERCIÁRIO F.C. DE CÁCERES-MT - 1969.

CAMPEÃO DO TORNEIO 24 DE MAIO,  ANIVERSÁRIO DO 2º BATALHÃO DE FRONTEIRA 

Em pé da esq/dir: Cel Lima Rocha Comandante do 2º B Fron, Nelson Nascimento (Dir. DNER), Luiz Pouso, Sulista, Joélcio, Walter Fanaia, Ciro Esteves Dias, e Sebastião Garcia. Agachados mesma ordem: Nico, Barbeiro, Odilon Viegas, Eraldo de Carvalho (Pelé Branco) e Veinho.

SELEÇÃO MONTADA COM OS CRAQUES DO FUTEBOL CACERENSE

O Comerciário F.C. surgiu organizado pelo Sr Nelson Nascimento, então Gerente Administrativo do DNER em Cáceres, que estavam construindo a ponte Marechal Rondon sobre o Rio Paraguai e abrindo a nova rodovia (BR) Cáceres/Cuiabá. A equipe foi montada na "Hora H", com grande parte do elenco do Momento E.C, equipe que era a sensação da cidade e região noroeste (já publicamos suas memorias neste blog).

O time foi campeão do Torneio Intermunicipal em comemoração ao aniversário de criação do 2º Batalhão de Fronteira em 24 de maio de 1969, onde participaram o Esporte Clube Humaitá, E.C. Mato Grosso, Cacerense do Sr Alberto Zattar, Mirassol F.C. do desportista Joaquim Deolindo, 9º BEC (Batalhão de Engenharia e Construção) de Cuiabá e REI F.C. (Regimento Escola de Infantaria) do Sgt Orival.

TRANSMISSÃO DA PARTIDA FINAL DO TORNEIO.

Um fato histórico em Cáceres ocorreu nesse torneio, o então 2º Sgt Radio telegrafista do Exército Walter Ricarde Sander, montou um aparato com alto falantes  e estendeu fios até as praças da República (hoje Duque de Caxias) e Barão do Rio Branco, e fez uma transmissão do jogo final.   

Em 2009 colhendo depoimento para o livro "A cidade e bola" reuni o Sgt Orival, Cabo barbosinha, Walter Fanaia e Professor Jovanil Sacramento em um momento único da pesquisa registrado em video,  relembraram do Comerciário e dos jogos memoráveis no Estadio Marechal Rondon (2º B fron).

Fonte Oral:
Sgt Orival Rodrigues de Souza
Cabo Barbosinha
Walter Fanaia Dias
Odilon Viegas Muniz
Acervo Fotográfico:
Acervo do autor 

Porto do Marimbondo- Cáceres-MT, de 05 de maio de 1944.  FLAGRANTE DA MEMÓRIA:  Militares do 2º B Fron, familiares e população cacerense nas...